Passarela IAPI
Passarela da Avenida Antônio Carlos,
em frente ao IAPI. Foto Bernadete Amado.

A passarela sobre a avenida Antônio Carlos, em frente ao Conjunto IAPI, bairro São Cristóvão, em Belo Horizonte, será interditada para demolição, a partir das 10 horas desta quinta-feira, dia 18 de junho. A medida é necessária para a continuidade das obras de alargamento da avenida executadas pelo Governo de Minas em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte. Na região, serão erguidos dois viadutos e uma nova passarela acoplada à estrutura.


Com a interdição da passarela, a travessia de pedestres na avenida Antônio Carlos será feita em dois pontos próximos: nas esquinas com as ruas Angico e Juazeiro, onde haverá semáforos e faixas de pedestres (veja mapa). Agentes da BHTrans estarão no local para orientar os pedestres e garantir mais segurança nos cruzamentos. Também os pontos de ônibus existentes entre as ruas Pau D'Arco e Juazeiro serão relocados no mesmo quarteirão.

Pontos de 25 linhas de ônibus metropolitanos, gerenciadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER), que, no sentido centro-bairro, faziam embarque e desembarque localizados no quarteirão da passarela do IAPI, foram deslocadas para a esquina da avenida Antônio Carlos com rua Juazeiro. Outras cinco linhas estão tendo o ponto de parada transferido de frente ao número 1.020 para a esquina da rua Pau D'Arco.

A BHTrans vai manter o mesmo procedimento deslocando 17 linhas que paravam no ponto em frente ao número 1.020 (1207 ABC, 2004, 2402, 4103, 4205, 5031, 5101, 5201, 5401, 9501, 9502, 4102, 8101, 4102R, 8101R), para a esquina rua Pau D'Arco; e, mais quatro que paravam em frente ao número 1.126 (2207, 2210, 63, 61); para a esquina da rua Juazeiro.

O projeto de duplicação da avenida Antônio Carlos vai transformar as condições de tráfego e de segurança para todos os usuários. Pedestres e portadores de necessidades especiais mereceram atenção redobrada na elaboração do projeto.

Os viadutos e soluções viárias que serão erguidos no local, na altura das ruas Formiga e Pau D'Arco, próximos ao Conjunto IAPI, promoverão a interligação da região do Bairro São Cristovão com os bairros Lagoinha e Bom Jesus.

O empreendimento prevê a construção de três passarelas acopladas aos viadutos, passagens semaforizadas, rebaixamento de calçadas, sinalização especial com piso tátil de alerta próximos aos pontos de ônibus, telefones públicos, árvores e lixeiras nos 2,2 quilômetros que estão sendo duplicados, no trecho entre a rua Operários até complexo da Lagoinha.

As calçadas com três metros largura que serão implantadas também seguirão padrões estabelecidos pelas normas de acessibilidade.  O diretor geral do DER explica que qualquer tipo de projeção acima de 60 centímetros nos passeios receberá sinalização especial no piso, sinalizando a existência de obstáculos.

Novos Viadutos

Nos 2, 2 quilômetros de avenida que estão sendo duplicados, estão previstas a construção de sete novos viadutos para facilitar o acesso aos bairros adjacentes. Esses viadutos terão, no mínimo, duas faixas por sentido. Na altura da rua Rio Novo, o viaduto vai complementar o Complexo da Lagoinha, atendendo as interligações do Viaduto Leste e da rua Célio de Castro com a avenida Pedro II, além das ruas Bonfim, Itapecerica e Além Paraíba. Estas ligações ficam disponíveis também para o viaduto Oeste e para a avenida Cristiano Machado.

Na rua Formiga, próximo ao conjunto IAPI, os viadutos e soluções viárias em desnível irão promover a interligação da região do bairro São Cristóvão como a dos bairros Lagoinha e Bom Jesus.

A interseção da rua Araribá em mão dupla, substituirá a transposição da avenida Antônio Carlos, que hoje é feita pela rua Jequitaí, por meio da ligação da rua Serra Negra e imediações, e possibilitará o reposicionamento dos veículos dos bairros Bom Jesus e São Cristóvão, com forte impacto na região do Hospital Belo Horizonte.

O viaduto, em mão dupla direcional, interligando a rua dos Operários com a avenida Paranaíba, promove a ligação da região dos bairros Cachoeirinha e Bom Jesus com São Cristóvão e Renascença.

O cronograma para conclusão da última etapa do alargamento da avenida Antônio Carlos, está prevista para final de março do próximo ano. O Governo do Estado assumiu a obra em janeiro deste ano e autorizou investimentos nesse trecho que somam R$ 190 milhões. Outros R$ 60 milhões estão sendo destinados pela Prefeitura da capital.

 

Linhas Metropolitanas que antes paravam no ponto em frente ao número 1.126

4100

Santa Luzia via Kennedy / Belo Horizonte

4200

Conjunto Cristina / Belo Horizonte

4210

Conjunto Cristina via avenida Brasília / Belo Horizonte

4215

Conjunto Cristina via avenida Paraná / Belo Horizonte

4220

São Cosme via avenida Antônio Carlos / Belo Horizonte

4225

Bairro Três Corações via Antônio Carlos / Belo Horizonte

4230

Conjunto Cristina B / Belo Horizonte

4235

Conjunto Cristina C / Belo Horizonte

4240

Nova Conquista / Belo Horizonte

4245

Belo Vale via Antônio Carlos / Belo Horizonte

4250

São Benedito via Colégio / Belo Horizonte

4255

São Benedito via São José / Belo Horizonte

4260

Duquesa II via Monte Carlo / Belo Horizonte

4435

Santa Luzia via Praça Getúlio Vargas / Belo Horizonte

5365

Justinópolis / Belo Horizonte

5370

Justinópolis via Praça da Matriz / Belo Horizonte

5375

Justinópolis via Cruzeiro / Belo Horizonte

5385

Botafogo / Belo Horizonte

5390

Botafogo via Felixlândia / Belo Horizonte

5395

Botafogo via rua Hum / Belo Horizonte

5425

Santa Fé / Belo Horizonte

5430

Luar da Pampulha / Belo Horizonte

5490

Justinópolis / Belo Horizonte (retorno expresso)

5495

São Miguel via Santa Fé / Belo Horizonte

Linhas Metropolitanas que antes paravam no ponto em frente ao número 1.026

4195

São Benedito / Cidade Industrial

4425

São Benedito via Anel Rodoviário / Cidade Industrial

5350

Areias / Belo Horizonte

5355

Inácia de Carvalho via Areias / Belo Horizonte

5360

Suely / Belo Horizonte

Agência Minas, acesse as notícias do Governo de Minas Gerais. Acompanhe também no www.youtube.com/agenciaminasgerais