Aeroporto de Ituiutaba recebe melhoria
Aeroporto de Ituiutaba

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, por meio do Programa Aeroportuário de Minas Gerais (Proaero), concluiu as obras de melhoria no aeroporto de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. Foram investidos R$ 300 mil, para correções de talude (morros) dentro do aeroporto.

Além deste investimento, o aeroporto de Ituiutaba já recebeu cerca de R$1,35 milhão, recursos também oriundos do Proaero. Os recursos foram destinados para melhorias e reformas, e conta com pista de pouso e decolagem com 1.800 metros por 30 metros, terminal de passageiros, taxiway, pátio de estacionamento para aeronaves, hangar, sinalização horizontal, balizamento noturno e estacionamento de veículos, que permitirá atender a demanda da aviação aérea regional e comercial, com vôos regulares de aeronaves de passageiros.

De acordo com secretário de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, a obra possibilitará novos investimentos e o desenvolvimento do comércio e das indústrias da região. “No Triângulo, a melhoria do aeroporto reflete na economia local, devido ao elevado potencial socioeconômico da região, além da expectativa de demanda acentuada por transporte aéreo regular”.

Desde 2003, o governo mineiro investiu mais R$ 210 milhões no programa, beneficiando, entre outros, os aeroportos de Frutal, Araxá, Oliveira, Poços de Caldas, São João Del Rei, Diamantina, Iturama, Manhuaçu e Ituiutaba.

Mais investimentos

Para 2009, o governo anunciou o início das obras de reforma e melhoramentos em oito aeroportos do interior do Estado. Os investimentos somam cerca de R$ 60 milhões, beneficiando os municípios de Capelinha, Guaxupé, Ouro Fino, Lavras, Divinópolis, Curvelo, Piumhi e Passos, todos com obra em andamento.
As obras serão realizadas com recursos do Proaero, cujo objetivo é dotar o Estado de uma rede de aeroportos de pequeno e médio porte, com o objetivo de impulsionar a aviação regional e sub-regional, melhorando as condições de transporte de carga e passageiros. Quando o programa estiver concluido, haverá a redução da distância média da sede de um município, por meio de rodovia pavimentada, a um aeroporto, de 94 quilômetros para 46,6 quilômetros.

A seleção dos aeroportos contemplados foi baseada na distribuição estratégica do Estado, na densidade populacional, nas melhorias previstas no Plano Aeroviário do Estado de Minas Gerais (Paemg) e nos pareceres das vistorias realizadas pelos técnicos do Comando da Aeronáutica e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em parceria com os representantes do Governo de Minas.

Agência Minas, acesse as notícias do Governo de Minas Gerais. Acompanhe também no www.youtube.com/agenciaminasgerais