Aeroporto Divinópolis
Crédito: Divulgação SETOP

Aeroportos em várias regiões do Estado vem recebendo melhorias por meio do Programa Aeroportuário de Minas Gerais (Proaero), da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas. Este ano, cerca de R$ 56 milhões estão sendo destinados para obras nos aeroportos em Capelinha, Curvelo, Divinópolis, Guaxupé, Lavras, Ouro Fino, Passos e Piumhi, com previsão de conclusão ainda em 2009. Todos eles estão sendo adequados para atender à aviação regional.

O objetivo do programa é dotar o Estado de uma rede de aeroportos de pequeno e médio porte, com o objetivo de impulsionar a aviação regional e sub-regional, melhorando as condições de transporte de carga e passageiros.  “Quando o programa estiver concluído, haverá a redução da distância média da sede de um município, por meio de rodovia pavimentada, a um aeroporto, para 100 quilômetros”, destacou o gerente do Proaero, Marco Migliorini.

Ritmo de obras
Os oito aeroportos que estão recebendo recursos seguem em obras. Em Capelinha, na região do Jequitinhonha, as obras estão em fase de terraplenagem e início de pavimentação. A pista será ampliada e melhorada, com pavimentação, implantação da sinalização luminosa, construção da seção de contra incêndio e cercamento. A previsão de término é em novembro.

No Sul de Minas, o aeroporto de Passos está em fase de pavimentação, sinalização luminosa e construção da seção de contra incêndio, com previsão de entrega em outubro. São obras de melhoramentos com aumento do suporte do pavimento,, implantação da sinalização luminosa, construção da seção de contra-incêndio e cercamento.

Com a obra em fase de pavimentação e sinalização luminosa, o aeroporto em Divinópolis, localizado no Centro-Oeste mineiro passará por melhoramentos com aumento do suporte do pavimento, sinalização luminosa e construção da seção de contra-incêndio e cercamento. A previsão de término é para outubro.
Em Lavras, no Sul serão feitos a construção do terminal de passageiros, o aumento do suporte do pavimento, implantação da sinalização luminosa, seção de contra-incêndio e cercamento. Neste momento, a obra está em fase de pavimentação e sinalização luminosa e construção do terminal de passageiros, com previsão de conclusão em outubro.

Em Curvelo, região Central, o aeroporto recebe obras de melhoramentos, implantação da sinalização luminosa, construção do terminal de passageiros, seção de contra-incêndio e cercamento. O aeroporto é a principal base do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio), responsável pelas ações de prevenção, controle e combate aos incêndios florestaisl em Minas Gerais.  A obra encontra-se em fase final  restando apenas acabamentos no terminal de passageiros, com previsão de término para o próximo mês.

Outro aeroporto no Sul de Minas que recebeu recursos para obras, foi o de Guaxupé. Neste, serão implantados sinalização luminosa, construção do terminal de passageiros, seção de contra-incêndio, revitalização do pavimento existente e cercamento. Com previsão de entrega para outubro deste ano, a obra está em fase implantação de sinalização luminosa, construção do terminal de passageiros e seção de contra incêndio.

Em Piumhi, no Centro-Oeste serão realizadas obras de pavimentação e melhoramentos, implantação da sinalização luminosa, construção da seção de contra-incêndio e cercamento. No momento, em fase de pavimentação e construção do terminal de passageiros e cercamento e a previsão é para novembro deste ano.

Com as obras já finalizadas, o aeroporto de Ouro Fino, passou por melhoramentos com revitalização do pavimento e construção de pista de táxi e pátio de aeronaves.

A seleção dos aeroportos contemplados foi baseada na distribuição estratégica do Estado, na densidade populacional, nas melhorias previstas no Plano Aeroviário do Estado de Minas Gerais (Paemg) e nos pareceres das vistorias realizadas pelos técnicos do Comando da Aeronáutica e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em parceria com os representantes do Governo de Minas.

Desde 2003, o governo mineiro investiu cerca de R$ 210 milhões no programa, beneficiando, entre outros, os aeroportos de Frutal, Araxá, Oliveira, Poços de Caldas, São João Del Rei, Diamantina, Iturama, Manhuaçu e Ituiutaba, todos com obras já concluídas.

Investimentos ProAero ( R$)
Município Valor
Capelinha 10,2 milhões
Curvelo 5,6 milhões
Divinópolis 11,5 milhões
Guaxupé 3,5 milhões
Lavras 10,3 milhões
Ouro Fino 2,2 milhões
Passos 6,1 milhões
Piumhi 6,7 milhões
Total investido  56,1 milhões

Agência Minas e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais .