O secretário de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman
O secretário de Transportes e Obras
Públicas, Fuad Noman

O secretário de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, acompanhado do secretário de Governo, Danilo de Castro, do deputado federal Rodrigo de Castro e do assessor especial da Setop, Paulo Avelar, participaram na noite de sábado (19.09) da solenidade de inauguração de 4.768 m² de vias urbanas pavimentadas em bloquete sextavado, no povoado de Vila Esperança, zona rural de Dores de Guanhães. A obra nasceu de um convênio celebrado em 2008, entre a Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) e a prefeitura e representa um investimento de R$ 330 mil, que beneficiará os 670 moradores dos povoados de Vila Esperança e Pião, De 2006 a 2008, o Governo de Minas, através da Setop, investiu R$ 1 milhão em convênios, predominando a melhoria de vias urbanas.

Com uma população estimada em 5,5 mil habitantes, segundo o censo de 2007, o município de Dores de Guanhães, região do Rio Doce, concentra apenas 27% da população na sede do município, o restante permanece na zona rural, onde se desenvolve a economia local baseada, principalmente, na pecuária. Para o prefeito João Éber, “os recursos obtidos junto a Setop, na maioria dos casos, são dirigidos para a zona rural de Dores de Guanhães, onde a população carece de benefícios”. “Com a Setop, desde 2006, foram realizados sete convênios e o investimento total ultrapassa em pouco o montante de R$ 1 milhão, incluindo a contrapartida do município”, explicou o prefeito.

Para o secretário de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, a melhoria na qualidade de vida das pessoas é um fato que vem acontecendo em Minas, e isto pode ser justificado por um importante trabalho que deu uma base sólida para o governo poder investir onde a população precisa e onde ela reside. Ao citar as palavras do vice-governador Anastasia, Fuad lembrou que “Minas não parou de crescer durante a crise. A crise chegou, mas Minas estava preparada, por isto as obras e os investimentos continuam”. E isto aconteceu a partir de fatos concretos, como “o equilíbrio das contas públicas em Minas, que possibilitou o planejamento e a programação dos investimentos e das obras a serem realizadas“, ressaltou Fuad.

Nas palavras do secretário de Governo, Danilo de Castro, “o empenho do governador Aécio Neves foi vital, no sentido de montar e motivar toda a equipe de governo para se atingir o déficit zero e, a partir deste ponto, iniciar uma arrancada rumo ao crescimento”. “Basta olhar para verificar, que Minas possui obras, em qualquer área - saúde, segurança, educação, habitação, transportes, comunicação, esportes são exemplos -, que estão presentes em cada um dos municípios mineiros, esta, enfim, é a nossa realidade atual”, concluiu o secretario Danilo de Castro.

O deputado federal Rodrigo de Castro destacou o trabalho realizado em Dores de Guanhães, “aqui o prefeito João Éber tem realizado um trabalho importante para a comunidade e isto serve de exemplo para Minas e o Brasil”. A atuação do Governo de Minas foi destacada pelo deputado, “que vem realizando uma parceria com todos os municípios mineiros de norte a sul e de leste a oeste do estado, oferecendo o desenvolvimento e a qualidade de vida através de escolas, ruas pavimentadas, postos de saúde, quadras, telefonia celular, moradia e muitos outros benefícios”.

Solenidade

A Fazenda do Cigano foi o local escolhido pelo prefeito Éber Barreto para receber as autoridades, que seguiram em carreata até o povoado da Vila Esperança, distante 15 quilômetros de Dores de Guanhães. A solenidade iniciada às 21 horas, no palanque montado na praça do Divino, contou com a presença do secretario de governo Danilo de Castro, o secretário de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, o prefeito de Dores de Guanhães, do deputado Rodrigo de Castro, do assessor especial da Setop, Paulo Avelar, do prefeito João Eber,  prefeitos da região e autoridades locais.

Investimentos

Segundo o secretário Fuad “a região de Guanhães e Dores de Guanhães vem recebendo vários investimentos da área de transportes e obras públicas”; além dos recursos de R$ 1 milhão destinados aos convênios para a pavimentação de vias urbanas, no ano passado foi feita a manutenção do Aeroporto de Guanhães, pelo DER, quando foram investidos R$ 350 mil, melhorando a pista de pouso e decolagem e a sinalização horizontal.

Em 2007 foi concluída a pavimentação de 15 quilômetros da MG 232 dentro do programa Proacesso, com um investimento de R$ 5,5 milhões. O DER está realizando a recuperação ambiental, próximo ao km 360 da MGC 120, mas outros locais serão contemplados com a contenção de erosões. O projeto de engenharia da ligação entre Dores de Guanhães e Joanésia, orçado em cerca de R$ 1,5 milhão, com 42 quilômetros de extensão, está sendo executado por uma empresa contratada pelo DER e deve estar concluído para revisão até o final do ano.