O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, inaugurando a ponte do bairro Turma. Foto Bernadete Amado
O secretário de Estado de Transportes e
Obras Públicas, Fuad Noman, inaugurando
a ponte do bairro Turma. Foto Bernadete
Amado

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, foi até o município de Perdões, nesta terça-feira, 29, para conhecer uma nova tecnologia para construção de pontes.

Na vistoria técnica, Noman comprovou um dos principais benefícios desta nova tecnologia: a rapidez nas montagens das pontes. “No início da tarde visitei uma ponte em obra, com a fundação já pronta e em meia hora a pista de rolamento já estava concluída, com a colocação das placas pré-moldadas”,  disse.

De acordo com a representante técnica da  Construtora Potencial D`arc Ltda, Tânia Aracy Dias Rezende, “esta nova forma reduz em, aproximadamente, 40% o tempo de execução das obras e em, cerca de, 30% o preço final das mesmas.  A nova tecnologia é desenvolvida com placas de concreto pré-moldadas, associadas a vigas metálicas que proporciona maior agilidade na execução, gerando economia de tempo e de custos nas construções deste tipo de obra”, explicou.

A novidade do projeto está na forma em que o tabuleiro, a pista de rolamento por onde os carros trafegam, é montado. O tempo de execução do mesmo é reduzido em 70% e a economia pode chegar a 45%.

Após o trabalho de colocação das vigas metálicas, que dão sustentação à ponte, com a ajuda de uma retroescavadeira poucos operários concluem o tabuleiro, de forma simples e rápida. O confinamento das placas pré-moldadas permite que a estrutura do tabuleiro se some à estrutura de todo o vigamento, por meio do grauteamento, concretagem,  transformando a peça em uma única estrutura.

À medida que as placas são dispostas, a própria máquina trafega pela estrutura pronta, permitindo que as demais peças sejam descarregadas. Se adotado, também, o complemento guarda-corpo, é possível, após a colocação de todo o tabuleiro, a sua instalação com apenas uma hora a mais de trabalho.

Colocação das placas pré-moldadas na ponte da comunidade dos Machados.Foto Bernadete Amado
Colocação das placas pré-moldadas na
ponte da comunidade dos Machados.
Foto Bernadete Amado

Inaugurações

Na comunidade dos Machados, distante 12 quilômetros da sede do município, uma ponte de oito metros de comprimento e 4,20 de largura foi construída em 40 dias, sendo que da forma convencional seriam necessários, aproximadamente, mais 20 dias.

Durante a visita, o secretário acompanhou a colocação das placas de concreto no tabuleiro da ponte, de pista simples, e também do guarda-corpo dos dois lados da ponte. Logo em seguida o tráfego foi liberado.
Utilizando a mesma técnica, no bairro Turma, foi inaugurada uma ponte de pista dupla, com 18 metros de comprimento e 8,40 de largura. Nela também houve economia de tempo e custo. Se construída da forma convencional, seriam gastos em torno de 90 dias, mas foram necessários apenas 21 dias.

“Estamos trabalhando, cada vez mais, para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos mineiros e esta nova tecnologia de pontes, apresentada aqui em Perdões, demonstra a preocupação do Governo de Minas em entregar obras para a população em menos tempo, não se esquecendo em diminuir os custos e aumentar a eficiência”, afirmou o secretário Fuad Noman.

Período chuvoso

O município de Perdões recebeu cerca de R$ 2 milhões do Estado para obras emergenciais referentes aos estragos causados pelo último período chuvoso. O recurso contempla além das duas pontes visitadas, outras nove, que estão em obras, além da canalização dos ribeirões Carapinas e Ioca e também pavimentação asfáltica de 14.000 m².

“Com as fortes chuvas de janeiro deste ano, a cidade entrou em estado de emergência e a Setop, prontamente nos atendeu, disponibilizando, além do recurso, o apoio de seu corpo técnico”, comentou o prefeito municipal, Hamilton Resende Filho.

Estiveram presentes no evento o deputado federal Mauro Lopes, o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Urbano, Rômulo Antônio Viegas, o assessor especial da Setop, Paulo Avelar, os superintendentes Rodolfo Guimarães (Apoio à Infraestrutura Municipal) e Ailton Alves Moreira (de Obras), engenheiros da Setop, prefeitos de diversos municípios, além de funcionários das administrações municipais.