Divulgação Setop

As fundações dos viadutos que estão sendo erguidos na avenida Antônio Carlos com as ruas Rio Novo e Formiga já estão concluídos. As obras fazem parte da duplicação de 2,2 quilômetros da avenida executadas pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura de Belo Horizonte e receberam um aporte de recursos no valor de R$ 250 milhões.

As obras do viaduto da Rio Novo também os pilares já foram concluídos.De acordo com o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER), José Elcio Santos Monteze, o próximo passo é a colocação dos cimbramentos (escoras) para concretagem das pistas de rolamento (tabuleiro do viaduto). A colocação das escoras está prevista para a próxima semana com a conclusão da pavimentação asfáltica de trecho da avenida.

De acordo com o cronograma do DER/MG, vinculado à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), as obras nesse trecho devem durar até dezembro, quando o viaduto será concluído e liberado ao trânsito de veículos.

Na altura da rua Rio Novo, o viaduto vai complementar o Complexo da Lagoinha, atendendo as interligações do Viaduto Leste e da rua Célio de Castro com a avenida Pedro II, além das ruas Bonfim, Itapecerica e Além Paraíba. Estas ligações ficam disponíveis também para o viaduto Oeste e para a avenida Cristiano Machado.

Na rua Formiga, próximo ao conjunto IAPI, as fundações dos viadutos também estão concluídas com a instalação de cerca de 110 estacas e blocos que compõem a infraestrutura que darão sustentação aos viadutos que serão erguidos. Metade das obras dos pilares já foi executada.

De acordo com o Montese, esse é o trecho de maior complexidade das obras em virtude do grande número de intervenções. As obras no local serão concluídas em março de 2010.

A interseção da rua Araribá em mão dupla, substituirá a transposição da avenida Antônio Carlos, que hoje é feita pela rua Jequitaí, por meio da ligação da rua Serra Negra e imediações, e possibilitará o reposicionamento dos veículos dos bairros Bom Jesus e São Cristóvão, com forte impacto na região do Hospital Belo Horizonte. O cimbramento (escoras) está sendo instalado para início da concretagem, que começa na próxima semana. Os viadutos da Rua Araribá serão concluídos em dezembro.

Os viadutos da Rua Operários serão os primeiros a serem entregues à população, até o final do mês de outubro, com a finalização da concretagem das pistas prevista para a próxima semana. As obras já atingem o percentual de mais de 75%.

Além dos trabalhos de concretagem, atualmente estão em execução no trecho, a instalação 300 metros lineares de gradis de proteção na pista da exclusiva de ônibus (busway). O dispositivo é um dos itens de segurança viária programados para serem instalados na via. A instalação das grades de proteção serão concluídas até a próxima semana.

Os viadutos da Rua dos Operários terão mão dupla direcional, interligando a rua dos Operários com a avenida Paranaíba, promovem a ligação da região dos bairros Cachoeirinha e Bom Jesus com São Cristóvão e Renascença, encurtando caminhos e permitindo maior fluidez do tráfego.

Agência Minas e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.