Foto Bernadete Amado

O Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios (ProAcesso), projeto estruturador do Governo de Minas, pavimentou 1.001,3 quilômetros de rodovias, de janeiro a 10 de novembro de 2009. A informação foi repassada pelo diretor-geral Departamento de Estradas de Rodagem (DER), José Elcio Santos Monteze, após fazer balanço do programa implantado em 2004.

Segundo ele, este marco fez com que o ProAcesso atingisse 3.346 quilômetros de rodovias asfaltadas, de um total de 5,5 mil quilômetros previstos no  início da implantação do programa, representando 63% de obras concluídas. Até o momento 128 (58%) dos 225 municípios incluídos no ProAcesso foram integrados à rede pavimentada, beneficiando diretamente mais de 840 mil mineiros.  Os investimentos já totalizam mais de R$ 2 bilhões. O  programa é executado pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG).

Neste ano, o ProAcesso investiu R$ 760 milhões e concluiu a pavimentação de 27 acessos (Alvorada Minas, Antônio Prado Minas, Aricanduva, Bonito Minas, Cônego Marinho, Córrego Novo, Dores Turvo, Franciscópolis, Frei Lagonegro, Grão Mogol, Itabirinha, José Gonçalves Minas, Lajinha, Leme Prado, Monte Formoso, Nova Belém, Pedra Bonita, Presidente Bernardes, Riachinho, Rio Prado, Rio Vermelho, Rubim, São Sebastião Vargem Alegre, Senador Cortes, Urucuia, Vargem Grande Rio Pardo, Varzelândia). Outras 84 obras estão em andamento.
O diretor-geral destacou o empenho pessoal do governador Aécio Neves no Programa, que visa, sobretudo, melhorar a infraestrutura de todas as regiões do Estado, diminuindo as diferenças regionais e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios.

Mais desenvolvimento

O ProAcesso foi criado, em 2004, para resolver um dos principais problemas do interior do Estado que é a falta de acesso pavimentado. Dos 853 mineiros, 225 não eram ligados por asfalto a outro município ou a uma via principal, o que dificultava o escoamento da produção local e o tráfego de pessoas.

A ligação por asfalto permite que mais pessoas tenham acesso fácil e seguro a escolas, hospitais, espaços de lazer, comércio e outros, que ficaram mais perto graças à melhoria das condições de deslocamento. O programa está contribuindo, também, para a competitividade da economia local, já que a via de acesso pavimentada reduz os custos de transporte da produção local e do fornecimento de insumos necessários.
Cerca de 60% dos municípios contemplados pelo programa estão no Norte de Minas, nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce e na região Noroeste. São áreas que possuem Índice de Desenvolvimento Humano abaixo da média estadual, e onde programas como o ProAcesso são fundamentais para a melhoria das condições socioeconômicas.

Dos municípios com problemas de acesso, 88% têm menos de 10 mil habitantes e 97% têm IDH menor que a média de Minas Gerais. As regiões Central, Zona da Mata e Sul de Minas, embora mais desenvolvidas, também estão contempladas pelo ProAcesso em acessos ainda não pavimentados.

Comemoração

O prefeito de Grão Mogol, Jeferson Figueiredo, não esconde a satisfação pela chegada do asfalto ao município. “A pavimentação é o primeiro passo e é fundamental para trazer a qualidade de vida, renda, emprego, prosperidade e desenvolvimento”, disse.

O Governo do Estado investiu R$ 23,3 milhões na pavimentação dos 52 quilômetros que ligam a cidade de Grão Mogol, pela MG-307 ao entroncamento da BR-251. O deslocamento entre a rodovia federal e o município, que durante décadas era feito em quase 2 horas, em estrada de terra, agora é feito em apenas 30 minutos.

Agência Minas e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais