O secretário-adjunto de Transportes e Obras Públicas, João Fleury, atribui o aumento do índice de aprovação dos motoristas aos investimentos que o Governo de Minas tem feito na malha estadual por meio de projetos estruturadores como o  ProMG, ProAcesso e Proseg. A pesquisa considerou aspectos como conservação, manutenção, segurança viária, obras de melhorias, sinalização e praças de pesagem. Foram ouvidas 2.100 pessoas, entre motoristas de transportes de passageiros, motoristas de transportes de cargas, motociclistas e policiais rodoviários.

Fleury lembrou que Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária do Estado de Mina Gerais (ProMG) prevê a recuperação de estradas pavimentadas e manutenção por um período de quatro anos. Segundo ele, "estão contratados por esse sistema 4.334 quilômetros, dos quais 3.513 já recuperados e em fase de manutenção". Estão incluídas no ProMG rodovias sob jurisdição das coordenadorias regionais do DER de Belo Horizonte, Formiga, Oliveira, Passos, Pará de Minas, Itajubá, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Varginha e Ubá. Os investimentos contratados somam R$ 575 milhões e o valor já desembolsado R$ 390 milhões.

Outro projeto estruturador da área de transportes é o Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios (ProAcesso), cujo objetivo é levar o acesso pavimentado a 225 municípios mineiros, que, em 2003, ainda não contavam com o benefício de uma rodovia asfaltada. Até agora, por meio do ProAcesso, foram investidos R$ 2 bilhões e asfaltados 3.383 quilômetros de estradas, com 132 trechos com pavimentação concluída, 80 com obras em andamento, sete com obras contratadas e seis dependem do Dnit.

Avaliação

A pesquisa é uma das etapas de um sistema de avaliação permanente implantado pelo projeto estruturador ProMG. "Os questionários foram aplicados, utilizando regras de proporcionalidade em cada região, seguindo alguns parâmetros escolhidos como, por exemplo, tamanho da malha rodoviária na região ou mesmo o fluxo de veículos que transitam na via", explicou João Fleury.

Segundo o secretário-adjunto, o Governo de Minas decidiu enfrentar o problema das rodovias estaduais em fases distintas e subsequentes.  Inicialmente, procurou tratar da questão da acessibilidade, dando origem ao ProAcesso, com o objetivo de levar o asfalto a todos os municípios mineiros. Outra fase foi a trafegabilidade, ou seja, dotar as estradas de perfeitas condições de tráfego, com a manutenção e recuperação das rodovias, sinalização e outros, por meio do ProMG.

A terceira, já em curso, por meio do Programa de Aumento da Capacidade e Segurança dos Corredores de Transporte (Proseg), tem o objetivo de levantar os pontos críticos das rodovias, procurando  corrigir curvas, ampliar pistas e criar acostamentos e áreas de escape. "É necessário ter em mente, que a grande maioria das nossas estradas foi projetada há décadas, quando não se poderia prever o volume de tráfego atual e a tecnologia dos novos veículos. Este programa tem em vista, ao lado da questão da trafegabilidade, propiciar maior segurança aos usuários, ao eliminar ou minimizar esses pontos críticos", explicou. Dos recursos previstos no Proseg em 2009, R$ 15 milhões estão sendo destinados a correção de pontos críticos nas rodovias, o que irá minimizar as questões relativas à via.

Mais Resultados

Os entrevistados apontaram como principal causa de acidentes nas rodovias mineiras a imprudência dos condutores no trânsito. A segunda maior causa é o uso de bebida ao volante e a terceira as más condições do pavimento. Em 2009, 63% dos motoristas avaliaram como ótima a fluidez do tráfego nas rodovias mineiras, enquanto na pesquisa realizada em 2008 foram 58%. O índice de satisfação subiu também no item limpeza e capina dos acostamentos, de 42% em 2008 para 58% em 2009.

Entre as vantagens para realização do diagnóstico da satisfação dos usuários, o secretário-adjunto aponta a criação de um banco de dados que irá medir a percepção dos usuários em relação à evolução das obras rodoviárias já executadas e em processo de execução no território mineiro, por meio do ProMG. "O banco de dados que irá favorecer o gerenciamento das atividades, sobretudo no que se refere  à programação orçamentária plurianual. Esta programação permite a redução dos custos de manutenção", completou.

Metodologia

Universo: motoristas de transporte de carga; transporte passageiros, automóveis, motociclistas e policiais rodoviários trafegando em estradas estaduais de Minas Gerais
Amostra: Composta de 2100 entrevistas
Data da coleta dos dados: 10 a 18  de outubro de 2009

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Subiu de 68%, em 2008, para 82%, este ano, o percentual de usuários que consideram que as condições das rodovias estaduais mineiras melhorou. Isso foi o que apontou a 3ª Pesquisa de Satisfação dos Usuários das Rodovias Estaduais Mineiras, realizada pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e aplicada pelo Instituto de Pesquisa Doxa durante o mês de outubro de 2009, em todas as regiões de Minas.